Páginas

Publicidade

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Cerveja e seus Nutrientes!!!

Vitaminas do complexo B, ácido fólico, ferro, potássio, cálcio e flavonoides. Importantes em uma dieta saudável, esses nutrientes são também encontrados na cerveja, um produto feito com matéria-prima natural, como cevada, lúpulo e água. Para aproveitar os benefícios da cerveja, o consumo deve ser moderado, afirmam especialistas da área médica e de nutrição.






E quais são os benefícios proporcionados pelos ingredientes da cerveja?

Vitamina B1 – auxilia no metabolismo dos carboidratos, favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e equilibra o sistema nervoso;

Vitamina B2 – responsável pela manutenção dos tecidos;

Vitamina B5 – auxilia no metabolismo dos carboidratos e gorduras;

Vitamina B6 – atua na assimilação das proteínas e das gorduras;

Vitamina B9 (conhecida como ácido fólico ou folato) – combate a anemia (pois atua na formação dos glóbulos vermelhos) e doenças cardiovasculares. Pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que cada 100 ml de cerveja tem cerca de 20 microgramas de folato. Portanto, uma lata de 350 ml tem de 17% a 20% da quantidade de vitamina B9 recomendada por dia, para um adulto.

Vitamina B12 – responsável pela formação dos glóbulos vermelhos e da síntese do ácido nucleico, biomoléculas importantes do controle celular, que contêm a informação genética;

Ferro – importante na formação do sangue, responsável por transportar oxigênio para todo o organismo;

Cálcio – atua na composição dos ossos, tecidos e dentes, na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos, combate infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo;

Potássio – responsável pelo bom funcionamento do coração e pela formação das células;

Flavonoides – provenientes do malte e do lúpulo, têm ação antioxidante, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres. Atua na diminuição do LDL (o "colesterol ruim") e no aumento do HDL (o "bom colesterol" ).

Agora, aquela cervejinha vai ficar muito mais saborosa e bem-vinda. Mas, não custa lembrar, os benefícios só aparecem quando o consumo é moderado.

Outras formas de aproveitar ao máximo os benefícios da cerveja é intercalar a ingestão da bebida com copos de água, praticar exercícios físicos regularmente e alimentar-se de forma saudável.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...